O vidro como aliado na construção de edifícios sustentáveis

Back to Posts

O vidro como aliado na construção de edifícios sustentáveis

A tecnologia de fabricação e uso de vidros, fez com que esse material conquistasse no mercado da construção civil um espaço muito além do valor estético, podendo reduzir o calor, gerar economia de energia e até reduzir o consumo de água.

A sustentabilidade é uma preocupação crescente, uma vez que os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados em consequência da ação humana. Por isso, é crescente a preocupação mundial com a geração de energia limpa e diminuição da emissão de gases que geram o efeito estufa.

Como um ótimo exemplo podemos citar a tecnologia de fabricação de vidros, que evoluiu ao longo dos anos e fez com que esse material conquistasse no mercado da construção civil um espaço que vai além do valor estético e que pode agregar valor aos edifícios. Os vidros passaram a ser funcionais, sendo usados atualmente como aliados das construções sustentáveis por poder reduzir o calor, gerar economia de energia e permitir a sensação de integração com o ambiente externo.

Apesar de não ser biodegradável, o vidro é 100% reciclável, ou seja, pode ser reciclado infinitamente sem perder qualidade ou pureza no processo.

Para ter uma noção de seu poder de reaproveitamento, com um quilo de caco se faz um quilo de vidro novo, sem poluição para o meio ambiente. Aliás, é importante ressaltar que toda a fabricação de novos vidros leva cacos de vidro. Isso ocorre, pois, esse processo ajuda a reduzir a temperatura necessária para fundir a massa, economizando a quantidade de energia e água gastas no processo.

O vidro, quando bem aplicado na arquitetura, ilumina naturalmente o ambiente e diminui o gasto com iluminação artificial. Se o vidro for de proteção solar, melhor ainda pois reduzem significativamente o calor solar que entra nas construções e impacta também no uso do ar-condicionado, proporcionando economia de energia.

Uma ótima alternativa para casas e prédios são as películas 3M para vidros, principalmente para edificações já existentes como projetos de revitalização de fachada. Por uma fração dos custos de trocar os vidros, as películas 3M proporcionam alta rejeição de calor, controle de ofuscamento, entre outros benefícios. O PROCEL afirma que 30% da energia gasta nessas edificações podem ser economizadas e estima-se que o uso do ar-condicionado representa quase 50% do consumo total de energia em edifícios comerciais.

As películas 3M são uma solução poderosa e eficaz, refutam 99,9% dos raios UV que, além de serem prejudiciais à saúde, causam desbotamento nos móveis. São capazes de trazer um conforto maior para o ambiente, controlando a entrada de luz e estabilizando a temperatura com auxílio de ar-condicionado ou ventilação cruzada.

Solicite gratuitamente um estudo de eficiência energética para sua empresa.

0800 608 2123

11 95076-4914

contato@hubex.com.br

Share this post

Back to Posts